Participa!
1. ENQUADRAMENTO
Este concurso dirige-se
a todos os alunos do Agrupamento
tendo como objetivo a valorização da ilustração enquanto metodologia
complementar para a promoção da leitura.
2. OBJETIVOS
·
Melhorar os índices de
leitura;
·
Reforçar a articulação
curricular das estruturas pedagógicas entre docentes;
·
Utilizar o exercício
lúdico como instrumento de motivação para a participação e apreensão de
conteúdos curriculares;
·
Contribuir para a
aquisição de competências técnicas artísticas, culturais e linguísticas;
·
Fomentar o desenvolvimento
do processo criativo e liberdade expressiva do aluno;
·
Desenvolver competências de compreensão de leitura;
·
Desenvolver e reforçar a importância da
leitura autónoma;
·
Explorar recursos e estratégias que
promovam o gosto e o prazer de ler;
·
Enriquecer e complementar
as leituras textuais com recurso à ilustração.
3. PARTICIPANTES
·
Podem participar todos os
alunos do Agrupamento.
·
A participação é
individual.
4. COMO PARTICIPAR?
Desenvolvimento:
1º Momento - O aluno ouve/lê uma história na aula de Português.
2º Momento - O Professor de Educação Visual, Professor Titular,
Educador Titular introduzem a técnica de ilustração nas suas aulas.
3º Momento - Os alunos realizam ilustrações inspiradas na
história/texto, que ouvem, leem, trabalhando a técnica de ilustração.
4º Momento - Seleção das 2 melhores ilustrações de cada turma
por escola.
5º Momento – Entrega dos trabalhos na Escola Sede do
Agrupamento.
6º Momento – A equipa da Biblioteca Escolar, os Docentes de Educação
Visual e a Equipa do Projeto Cultural de Escola organizam os trabalhos de
ilustração e realizam uma exposição física e uma online com os trabalhos.
5.
TEMAS
Cada
aluno poderá apresentar somente um trabalho a concurso, inspirado nas obras/textos
selecionados pelos Docentes.
6.
TÉCNICAS, MATERIAIS e DIMENSÕES
Os
alunos poderão, sob orientação do Professor de Educação
Visual/ Professor Titular/ Educador Titular usar
qualquer material ou técnica.
Os
trabalhos deverão ser apresentados em suporte bidimensional e não poderão
exceder a dimensão A4.
7.
SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
O júri
será composto por:
·
Representante da Direção
do Agrupamento;
·
Professora Bibliotecária;
·
Coordenadora de Projeto
Cultural de Escola;
·
Coordenadora de Português;
·
Coordenadora do Projeto
ECO;
·
Representante da
Associação de Pais.
A
avaliação dos trabalhos será realizada pelo júri segundo os seguintes
critérios: originalidade; adequação da ilustração ao tema; domínio das
técnicas de expressão e qualidade da apresentação.
A criatividade demonstrada em cada trabalho será um
fator preponderante na avaliação.
Serão
selecionados 3 trabalhos por ano de escolaridade.
Desses,
será ainda selecionado o vencedor de cada categoria do concurso (1 por ano de
ensino).
O júri
reserva-se ao direito de não nomear vencedor ou atribuir qualquer prémio caso
nenhum dos trabalhos apresentados revele qualidade adequada.
Todos
os trabalhos que não cumpram os requisitos presentes no regulamento serão
excluídos do concurso.
8.
PRAZOS
·
Divulgação do concurso – Até 8 de março;
A sua divulgação será efetuada, primeiramente, aos
professores de Português, de Educação Visual, Titulares de Turma e Educadores
através de Email.
Aos alunos, a divulgação será efetuada pelos Professores de Português,
de Educação Visual, Titulares de Turma e Educadores.
À Comunidade Escolar, a partir das reuniões de Departamento e/ou
email.
·
Leitura das obras – Durante o 1º e 2º semestres nas aulas;
·
Realização das ilustrações
- Durante o 2º semestre nas aulas de Educação
Visual e com as Professoras Titulares e Educadoras;
·
Entrega dos trabalhos – Até 28 de abril;
·
Seleção dos trabalhos – 11 de maio;
·
Exposição dos trabalhos – No final do 2º Semestre (consoante agenda disponível do
espaço BECRE).
9.
PRÉMIOS
·
Divulgação dos trabalhos
vencedores na página do Agrupamento e Blog AMARTES
·
A definir com a direção da
escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário